Águas do Oeste
Finalmente vou fazer jus ao nome do meu blog, Zona Oeste, e falar sobre a empresa Águas do Oeste, que tem criado tantas dúvidas e contestação como desenvolvimento e evolução na saúde pública, não espero mudar a opinião dos leitores mas sim elucidar os objectivos e funções da empresa.
A Águas do Oeste (ADO) é uma empresa do grupo Águas de Portugal(ADP), que vai operar a concessão de saneamento de águas residuais (tratamento de esgotos) e abastecimento de água potável em alta (abastecimento de água a reservatórios), na denominada Região Oeste.
No Concelho de Alenquer, a título de exemplo, a ADO tem a responsabilidade de abastecer com água potável os reservatórios da Águas de Alenquer (ADA), sendo da responsabilidade desta o abastecimento à população do Concelho. É também de responsabilidade da ADO sanear as águas residuais em Estações de Tratamento (ETAR), de modo a que possam ser devolvidas de novo ao meio ambiente, um aparte, a água libertada e já tratada pela ETAR ainda tem de continuar o seu ciclo de infiltração no solo ou chegar a um rio ou mar, pelo que não apresenta uma cor transparente, mas vai seguramente, livre de agentes químicos poluentes.
Grande parte da contestação pública que esta privatização suscita, tem a ver com o aumento da factura do consumidor final, que importa não só um aumento do metro cúbico da água consumida como o acréscimo da parcela do saneamento, não sendo esta factura da responsabilidade da Águas do Oeste, que abastece outros municípios da região oeste, ao mesmo preço que abastece a Águas de Alenquer, e que o consumidor final não sofreu nem de perto, os aumentos que nós (eu próprio) sofremos, este aumento foi consentido pela Câmara Municipal de Alenquer e aprovado pelo IRAR, onde podemos apresentar as nossas reclamações, caso existam.
Qualquer dúvida em relação a este assunto estou disponível para o esclarecer, se souber como é lógico, ah,´e é de borla, não paga nada :)
2 comentários:
e a termoeléctrica não polui, e o mundo é perfeito! há poucos interesses envolvidos nessa companhia e na sua criação há, mas pronto, ao que parece és um simples funcionário a quem não lhe foi mostrado, como os americanos dizem, the big picture!
pagas e não bufas, para eu andar a curtir umas jantaradas.Ah, e no meu mundo, somos todos simples e importantes, enquanto pessoas, ou pensas que és o unico inteligente que sabe que existem interesses por trás de qualquer privatização? ou o privado não se interessava NÃO ACHAS??? já agora, tenho duas perguntas, e se for pa não responderes, mais vale ficares calado(a)...
mencionaste a termoelectrica como industria poluente, eu pergunto, os aerogeradores não poluem?
mencionaste o mundo como imperfeito, eu pergunto, não será o mundo alheio à forma como o adjectivamos?
Enviar um comentário