terça-feira, setembro 15

Vala dos Moinhos

Ao que parece surgiu um comunicado por parte da Junta de Freguesia de Ota a dizer que vai correr água na Vala dos Moinhos, ribeira que passa em frente da Igreja, até aqui tudo bem, não fosse o facto desse comunicado dar a entender que esse feito se deveu ao trabalho da Junta de Freguesia.

Vamos por partes, a EPAL, em tempos, fazia descargas de um furo nesta Vala para ajudar a transportar os esgotos nela depositados, evitando assim a sua sedimentação que para além de deixar maus cheiros é um atentado à saúde pública, prejudicando directamente um numero elevado de pessoas que vive enconstado a esta Vala, e indirectamente todos nós.

Estas descargas foram interrompidas por parte da EPAL devido ao saneamento ter passado encostado à Vala e supostamente deixaria de ser afluente de esgotos.

Por diversos motivos, nem todas as habitações que descarregavam na Vala deixaram de o fazer com a vinda do saneamento, ou por diferença de cota, por preço, por desleixo e até por a obra não estar totalmente acabada.

De qualquer forma, algumas pessoas têm reclamado, durante anos, à Junta de Freguesia para que tome uma atitude que minorize a estagnação de esgotos na Vala, que neste momento, só incomoda quem perto dela vive.

Durante anos, nada aconteceu, não há qualquer informação que se tenham tomado quaisquer medidas para resolver este caso, pelo menos nunca se viu nenhum comunicado público.

Durante uma visita do Sr. Verador Jorge Riso a Ota, em conjunto com o Sr. Gaudêncio Mateus e o Sr. Cândido Maia, foram alvos de reclamação de alguns moradores quando por ali passavam, e perante tal realidade, de imediato foram tomadas medidas para voltar a haver descargas nesta Vala por parte da EPAL, sendo a resposta por parte destes imediatamente positiva.

Falta resolver uma rotura na ligação do furo a esta Vala para que a sua limpeza seja uma realidade, a Paviquer já foi ao local assumir a responsabilidade de ligar este troço.

Isto tudo em 15 minutos, e não me falem de política porque a EPAL é uma empresa privada demasiado autónoma do nosso concelho e dos nossos políticos, é apenas uma questão de atitude, de acção, muito mais do que escrever papéis e colocá-los nas paredes dos cafés, com receio de que este feito seja atribuido a quem o fez, cá para mim, este comunicado tem mãozinha exterior ao executivo da Junta.

Aos moradores, dou os meus parabens por não deixarem de lutar pelos seus direitos, e não desistam porque ainda falta ligar o resto do troço do saneamento!

2 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde isso que aqui diz é tudo muito bonito, mas só acredito quando a agua começar a correr, porque meu caro não acredito em nenhum desses senhores começando pelo vereador.

Zero disse...

Se estiver atento, vai ver que a credibilidade destes senhores não se mede por um acto, mas por uma vida de serviço público, mas já que deposita tanta esperança neste feito, eu próprio serei o primeiro a criticar se não for executado, e antes das eleições autárquicas pa não haver mal entendidos, eu acredito, só lhe peço que espere para ver...