sexta-feira, maio 26

Sorrisos

Espero eu também, poder xegar à idade de sorrir, de sorrir porque toda a vida que por mim passou valeu apena, de sorrir com o dever de missão cumprida, de sorrir porque consegui ultrapassar todos os obstáculos e agradecer todas as dádivas, de sorrir porque o aproximar do fim contempla a esperança de uma transcendência espiritual...
Agora vamos ao que interessa, a nossa história de hoje visa a Igreja, o Centro de dia e o Lar, e como tenho pouco conhecimento acerca do funcionamento destas instituições, vou relatar apenas o que vejo, não entrando em grandes polémicas porque, como todos sabemos, as próprias instituições já são uma polémica :)
Começando pela Igreja, salientando que apesar de não ser crente, tenho todo o respeito pela religião, ainda tem um papel com bastante poder político dentro da nossa freguesia, quer atravéz de sermões dominicais, quer fazendo-se representar noutras instituições, nomeadamente no Centro de dia, nos escuteiros e nas comissões de festa, sendo a responsável máxima pelo movimento de solideriedade que existe em Ota, que a meu ver, não existe de todo. Se a Igreja tem fins espirituais, porquê fazer-se mostrar por intermédio de bens materiais ?
O centro de dia é outro pincel daqueles que não lembra a ninguém, gastou-se tanto dinheiro na construção de uma casa que pudesse servir a nossa população mais idosa, que lhes pudesse mostrar uma razão pra sorrir, e o que temos é uma casa novinha, com a porta fechada, não serve idosos nem jovens, não serve ninguém, e mais parece que as pessoas responsáveis têm todo o interesse para que não sirva mesmo ninguém, porque será? eu diria que é mau...
para finalizar vou comentar a paródia do lar, que organização será esta? o lar, que foi escolhido pela população em detrimento de um pavilhão desportivo, é neste momento um terreno encostado ao do campo de futebol, com uma pista de motocross, e onde não tem pista tem erva, gastou-se o dinheiro no terreno e agora ficamos assim, já lá vão bem mais de dez anos?

Eu tenho uma ideia, o Centro Social que esqueça o futebol, pegue no Centro de dia e o retire das hostes da igreja, pegue no lar e o retire da inércia da sua comissão, junte tudo a um Centro Social único, sim porque antes de ser desportivo é social, venda o terreno do lar, pegue no dinheiro realizado e faça então as obras necessárias para o Centro de dia poder acolher idosos, boa?

10 comentários:

Anónimo disse...

Ota,Ota, creio bem que a nossa terra por melhor que esteja colocada no mapa do futuro, irá parar no tempo.Tudo graças às tricas do quotidiano...Nada avança, as forças vivas estão moribundas e o poder político limita-se a assistir na bancada central...

Anónimo disse...

e as forças mortas da freguesia???

Anónimo disse...

Isto é Ota malta, todos os elementos e decisões para a evolução da nossa terra passam por identidades superiores aos nossos habitantes e mesmo à "nossa junta de freguesia", por isso vamo-nos concentrar no alerta que o Russo tentou enviar.. Esse está ao alcance de todos nós, e é bem mais pratico do que teórica! Eu acho a tua ideia bastante viável, até ao ponto de achar que podias (mos) confrontar a ideia em assembleia ou mesmo apenas como carta aberta à nossa população! Basicamente são instituições que estão interligadas e finalmente iriam ter um uso, bastante positivo por sinal! Agora resta saber se, as “identidades responsáveis” tem capacidade/vontade para, pelo menos, ponderar essa ideia. Porque, sabem como é, a malta é nova e perante essas pessoas nós ainda não temos “capacidade jurídica” para nos metermos em tais andanças!

Anónimo disse...

"IDENTIDADE" superior????oh primo isso nem parece teu........tira lá o ID talvez nos entendamos

Anónimo disse...

"IDENTIDADE" superior????oh primo isso nem parece teu........tira lá o ID talvez nos entendamos

Anónimo disse...

Peço imensa desculpa! É que não estou habituado a esta cena de um gajo ter que falar correcto para o comentário ser levado em conta…

Anónimo disse...

Russo onde esta a evolução!! Já orientavas um corretor para emendar os comentários...

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu espaço que já vi que "nasceu" para a criar alguma polémica. Se tudo fosse assim tão fácil? Já pensaram porque razão a obra está feita e não funciona? Porque será meus amigos que é tão facil falar e tão dificil fazer? Atenção, não que eu esteja de acordo com toda esta situação, mas não pensem que é facil por parte da segurança social aderir ao sistema da " a obra está feita e vamos lá adaptar" e eu sei bem o que estou a dizer. Penso que o maior erro foi da parte de quem fez o edifico e não obedeceu a uma série de critérios que são minimamente exigidos por parte de quem dá o aval para funcionar, não pensem que um espaço que vai ser frequentado por pessoas com limitações de mobilidade será igual ao espaço que nós frequentamos no nosso dia-a-dia. Mas penso que temos que continuar "sentados na bancada central" pois a visibilidade dos problemas a tratar serão melhores do que na bancada lateral!

Anónimo disse...

Relativamente ao Centro de Dia, não era melhor deitar tudo abaixo e fazer tudo de novo? Construir noutro local, de raiz, sem limitações de espaço? Por que não alugar aquele espaço para uma loja de chineses? Por mim, mais valia assumir de uma vez por todas que aquilo não tem remédio. Não vale a pena desanimar porque Ota é um reflexo do país, onde o maior partido da oposição está preocupado com a eleição de um dia para o cão.

Zero disse...

Em relação à Segurança Social não tenho conhecimento dos entraves que possam causar para colocar uma infraestrutura em funcionamento, admito que possa ser complicado, também tenho uma solução pra isso, privatizar a segurança social :)